Como transferir a titularidade de um apartamento da CDHU

By
Advertisement
Saiba como transferir a titularidade de um imóvel da CDHU. A regularização pode ser feita junto ao órgão após dois anos a partir da data de assinatura do contrato.

A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) não recomenda a comercialização de seus imóveis, entretanto após dois após da assinatura do contrato de financiamento é possível realizar a transferência do financiamento para o nome de outra pessoa, porém trata-se de um procedimento bastante burocrático, pois o novo mutuário deverá atender a todos os requisitos da companhia de habitação popular, do contrário não será possível realizar a transferência da titularidade do imóvel, além disso é necessário que todas as prestações estejam em dia, e o imóvel não pode ter nenhuma pendência no condomínio, água, luz, gás, etc. Abaixo explicaremos passo a passo como se deve realizar a solicitação de troca de titular de uma casa ou apartamento da CDHU.


Para que a troca de mutuário seja realizada é importante que a assinatura do contrato com a CDHU tenha ocorrido há mais de dois anos, antes disso não é possível repassar o imóvel para outra pessoa. A companhia poderá aceitar o contrato de gaveta para regularização da situação do imóvel, desde que ele esteja reconhecido em cartório, contrato de gaveta sem firma reconhecida não é considerado válido para troca de titularidade. Além desses requisitos é necessário que o novo mutuário atenda aos critérios predefinidos abaixo:

O novo mutuário deve atender aos critérios de renda do empreendimento (compatível com a do imóvel popular);
Caso seja indivíduo sozinho é necessário que ele tenha mais de 25 anos;
Ao final do prazo de financiamento o novo mutuário não pode ter mais de oitenta anos;
O novo mutuário não pode ter imóvel e não pode ter financiamento em andamento;
Nunca deve ter sido beneficiado por programas habitacionais;
Como fazer a troca de titularidade
A troca de titularidade deve ser realizada em um posto de atendimento da CDHU, é preciso que o novo mutuário apresente os seguintes documentos:
Contrato de gaveta registrado em cartório e com firma reconhecida;
RG e CPF do novo mutuário;
Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) de todos os maiores de 16 anos que morarão na casa, mesmo que não trabalhem;
Comprovante de renda (holerite, contracheque, declaração de IR, etc - qualquer documento que possa ser utilizado para comprar renda);
IPTU do imóvel;
Certidão Negativa do condomínio, energia elétrica e água;
Última prestação (boleto) do imóvel a ser transferido;

A transferência só é efetuada após análise cadastral do novo pretendente. A CDHU se reserva no direito de aprovar ou recusar o novo mutuário de acordo com seus critérios preestabelecidos. Caso o pretende não atenda aos requisitos para transferência, o imóvel permanecerá no nome do proprietário original.

36 comentários:

  1. Eu quitei meu imóvel eu posso passar ele para outra pessoa ,a CDHU me fornece o termo de quitação ou a escritura do imóvel ?

    ResponderExcluir
  2. Eu quitei meu imóvel eu posso passar ele para outra pessoa ,a CDHU me fornece o termo de quitação ou a escritura do imóvel ?

    ResponderExcluir
  3. Se caso for negada a minha solicitaçao como devo proscedeer? Tenho contrato de gaveta a pouco tempo...

    ResponderExcluir
  4. Depois de anos de contrato realmente tem chances de transferir a dívida para uma outra pessoa que responder aos requisitos?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite 1100 que eu ganho guanto fica a prestação

    ResponderExcluir
  6. Tenho interesse de transferi meu imóvel do cdhu mais ouvi fala q c vc transferi volta o parcelamento do começo e verdade?

    ResponderExcluir
  7. bem gostaria de saber como faço a transfêrencia pois sou divorciada do titular

    ResponderExcluir
  8. Quero comprar um apartamento CDHU , de terceiros , como faço pra transferir para o meu nome?

    ResponderExcluir
  9. sou mutuaria como ..trabalho registrada e morocom minhas duas filhas ..como faco pra fazer a transferencia em meu nome

    ResponderExcluir
  10. Se fazer transferencia para outra pessoa as prestaçoes volta do zero começa tudo outra vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe isso você continua pagando pelas parcelas que a pessoa já pagou

      Excluir
  11. Quando não tem contrato de gaveta ,como faz pra passar pro meu nome pago ah mais de 20 anos e não esta no meu nome ?a primeira dona vendeo mais na época não me passou contrato nem um

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem k ir ao cartório com a proprietária k está o nome fazer um contrato é reconhecer firma é assinatura aí vc transfere para seu nome quando quiser .

      Excluir
  12. Quitei o apartamento,tenho declaração de quitação,vendi e quero transferir para outra pessoa.

    ResponderExcluir
  13. Quero transferir meu apartamento eu comprei já fiz a procuração tá TD em dia as prestação mais quando eu entro no sati pra pedir as ducumentacao estar pedindo uma senha de usuário oque que eu faço

    ResponderExcluir
  14. Bom dia. Quero transferir meu sobrado da Cdhu para o nome do meu filho mais velho( 24 anos) é possível?

    ResponderExcluir
  15. Tenho duas prestaçao atrasada, porém no sistema consta 4 tenho o comprovante de pagamento. Fui imprimir o boleto de março e abril que estavam atrasados, mas emitiu os dois no mês de Abril. E paguei mesmo assim, porém em datas diferentes. E o sistema não acusou pagamento. Alguèm pra me esclarecer ou resolver?

    ResponderExcluir
  16. Qual endereço para passa o apartamento para o nome da pessoa

    ResponderExcluir
  17. Estou com a procuração do antigo dono em mãos ,poderia por gentileza mandar no meu imail quais os documentos que preciso levar para transferir para o meu nome?

    ResponderExcluir
  18. tem como passar p nome do filho, se o titluar faleceu?

    ResponderExcluir
  19. Minha vó faleceu faz um ano e não foi quitada a casa minha mãe que mora na casa pode assumir a dívida?

    ResponderExcluir
  20. Meu apartamento do CDHU está quitado como faço para passar para meu nome,tenho contrato de gaveta.

    ResponderExcluir
  21. Comprei um apartamento cdhu tenho o contrato de gaveta como faço para transferir para meu nome ?

    ResponderExcluir
  22. Quem tem restrição no nome pode passar o apto para o nome ?

    ResponderExcluir
  23. Boa noite.
    Gostaria de saber qual é o modelo de procuração que o ex dono precisa fazer pra mim passar o apartamento pro meu nome?

    ResponderExcluir
  24. Moro na casa da minha sogra há 11 anos ela consegue transferir a casa pra meu nome

    ResponderExcluir
  25. comprei um apartamento de terceiro da cdhu como faço pra transferir para meu nome

    ResponderExcluir
  26. Tenho ap cdhu,contrato de compra e venda, ja tem mas de dois anos ,posso passar para meu nome? Quais documentos que tenho levar?

    ResponderExcluir
  27. Boa noite, minha mãe comprou um apto de terceiro, tem contrato assinado em cartório td certinho, mas ela está com um terreno no nome dela , esse terreno já foi vendido faz tempo, só que o novo dono não transferiu ainda pro nome dele , ela pode transferir o apto pro nome dela mesmo assim ?

    ResponderExcluir
  28. O apt esta no nome de minha mãe, sou filha única,se eu quitar o imóvel é possível transferi-lo diretamente para o meu nome? Tendo a titularidade já no meu nome sem precisar pagar as taxas de cartório para tal ação?Lembrando que sou eu que pago prestações.

    ResponderExcluir
  29. Comprei um apartamento e quero passar pro meu nome que documentação é necessário,?

    ResponderExcluir
  30. Tenho um imóvel adquirido de outra pessoa a mas de 10 anos e sempre fui correto no pagamento das prestações quero passar para meu nome e fazer a quitação e não acho o ex dono porém tenho contrato de compra e venda registrado em cartório e não tenho a procuração o que fazer para passar para meu nome e já fazer a quitação do imóvel?

    ResponderExcluir